Edital da SUSEPE sai nesta sexta, dia 13

EDITAL PUBLICADO, veja notícia atualizada, clique aqui

(Atualizado em 16/01/2017)

O Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, confirmou nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, que o edital do concurso para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) será divulgado nesta sexta, dia 13. O anúncio foi feito no programa Jornal do Almoço, da RBS TV. “É um quadro novo de servidores que vão entrar com uma outra ótica e com uma outra visão, e que também vão agregar aos que já estão ali”, disse.

A realização do concurso pretende suprir parte da carência de 2,5 mil agentes penitenciários no Estado. No entanto, o concurso Susepe RS será destinado ao provimento imediato de 620 vagas e cadastro de reserva para o cargo de Agente Penitenciário e 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo.

Serão 549 vagas para o sexo masculino e 71 vagas para o sexo feminino, nas vagas de Agente Penitenciário. As vagas administrativas são para ambos os sexos. Para ambos os cargos o concurso será desenvolvido em três fases, com o desenvolvimento de prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Caberá à empresa (La Salle) realizar as inscrições, elaborar o edital de abertura do concurso, provas de conhecimento, provas de capacidade física e avaliação psicológica, bem como responder todos os respectivos recursos de cada fase. A empresa e a Comissão do Concurso já se reuniram para discutir as regras que disciplinarão o concurso.

Apesar de oferecer 720 vagas, o número de convocações, entretanto, poderá ser até maior, uma vez que a validade da seleção – dois anos, podendo prorrogar -, poderá permitir mais chamadas, segundo a assessoria da Susepe. De acordo com a Susepe, a carência atual é de cerca de 2 mil servidores. Embora seja urgente a contratação, o próximo concurso tem por objetivo suprir especificamente a abertura de duas novas casas prisionais, nos municípios de Canoas e Guaíba.

A Susepe possui dez Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR), em Canoas, Santa Maria, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Charqueadas e Porto Alegre. Os aprovados terão salários de R$ 3.267 (agente penitenciário administrativo) e R$ 4.064 (agente penitenciário), além do vale-alimentação. Atuam no órgão hoje 4.590 servidores, e 138 já em vias de se aposentar.

Em seu último concurso, a Susepe ofereceu 602 vagas para o cargo de agente penitenciário. Do total de oportunidades, 61 eram reservadas para candidatos com deficiência e 97 para negros e pardos. Os contratados foram lotados em uma das dez Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR), sendo elas em Canoas, Santa Maria, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Charqueadas e Porto Alegre. Os candidatos foram testados por meio da prova objetiva, com 80 questões de Português, Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Aplicada e Conhecimentos Gerais. Além do teste físico, avaliação psicológica e investigação da vida pregressa. Com validade de dois anos, as contratações foram sob o regime estatutário.

NÃO PERCA MAIS TEMPO!
COMECE SUA PREPARAÇÃO AGORA MESMO